De olho no ramo gastronômico
02/04/2019
Segundo o Instituto Food Service Brasil, as estimativas para este segmento estão otimistas: o faturamento em média é de R$ 178 bilhões e abrange cerca de 80 milhões de consumidores mensalmente. Segundo o mesmo relatório, apesar do cenário financeiro em crise, a receita nominal no segmento gastronômico subiu 3,9% em relação ao ano anterior. E as grandes redes do ramo tiveram crescimento de 10,3% em média. São números nada desprezíveis.
Durante o seminário “Cenários Prováveis para o Brasil em 2019/2020”, realizado pela Agência Nacional de Restaurantes (ANR), o economista chefe do banco Safra S/A, Carlos Kawall, apresentou projeções de crescimento de 2,3% do PIB, inflação de 3,8%, juros a 6,5% e dólar encerrando o ano na casa dos R$ 3,70.
Tal aspecto pode impactar positivamente o processo de crescimento do país, visto que reduz o custo de capital para as empresas e governos, bem como, propicia uma expansão no crédito.
Além desse cenário, é importante os empreendedores de bares, restaurantes e similares, ficarem atentos às novidades para o ano de 2019. Assim, é possível identificar as novas oportunidades, tendências do mercado e as expectativas dos clientes (novas possibilidades), possibilitando um aumento nas vendas.
Porém, o foco da atenção dos especialistas está na GESTÃO. É muito importante buscar constantemente o aperfeiçoamento na gestão e tecnologia, com a implementação de ações estratégicas em gestão de processos, gestão de projetos e, principalmente, na gestão financeira.
Como está a gestão da sua empresa? Você já tem processos e procedimentos bem definidos, monitorados e atualizados? Tem planejamento
orçamentário? Possui fichas técnicas com as respectivas margens e custos de cada produto? Sabe quanto você precisa vender para pagar as contas? Quais são seus prazos médios de pagamentos e recebimentos? Necessita de capital de giro?